Goleiros

Guarda-Redes ou Goleiro de futebol
Fique por dentro


O goleiro (no Brasil) ou guarda-redes (em Portugal) é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol, hóquei (tanto de patins, quanto no gelo e na grama), polo aquático, entre outros.
A sua função é defender a baliza (ou arco no Brasil), evitando que o clube adversário faça golos (ou pontos). Justamente por a sua função ser diferente da dos demais jogadores, é protegido por regras específicas, enquanto jogadores são proibidos na maioria dos desportos de utilizarem alguma(s) parte(s) do corpo, o goleiro pode utilizar-se de qualquer parte do corpo para evitar que o clube adversário faça gols ou pontue. Mas essa permissão é restrita à uma área delimitada em torno da baliza
.


No futebol
O goleiro no futebol obedece regras diferentes dos outros jogadores. O seu objetivo é impedir que a bola entre na goleira da sua equipe. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos, o que é proibido aos outros jogadores, mas este uso é restrito à uma área marcada em torno da goleira.
Apesar disso, o guarda-redes não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador da sua equipa, caso este não utilize-se do peito ou da cabeça para recuar a bola. Se o fizer, o árbitro marcará falta, tiro-livre indireto, e o adversário deverá cobrar a falta no local aonde goleiro pôs a mão na bola.
O goleiro, em geral, tem um treinamento mais forte do que os demais jogadores, pois tem que ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os outros jogadores. Possuem treinadores específicos, diferente dos demais jogadores.

Equipamento
Camisa diferente do restante da equipe que pode ter mangas curtas ou compridas
-Shorts ou calção da equipe
-Luvas
-Meiões
-Chuteiras
Boné (único permitido no futebol), desde que o goleiro esteja sob um forte sol. Em jogos de futebol de salão com quadra coberta não é permitido o uso do boné.





VEJA TÁTICAS DE JOGOS

Nenhum comentário: